segunda-feira, 1 de abril de 2013

Principais Atividades Econômicas


                                A Agricultura

De importante papel na economia do Paraná, a agricultura proporciona ganhos consideráveis de produção e produtividade. Sendo o maior produtor de grãos do país, o Estado adota as culturas de mandioca, cana-de-açúcar e, principalmente, milho, feijão, trigo e soja. Mas há também produções menores como o café, amendoim, aveia, canola, centeio, e cevada que, mesmo pequenas, contribuem muito para o avanço da economia paranaense.

                           A Pecuária 

O setor pecuário responde por cerca de 40% do valor bruto da produção paranaense. O Estado ocupa o primeiro lugar na produção de frango, o terceiro na de leite e suínos, e ainda a sexta posição na produção de bovinos no Brasil. Porém, com a implantação de frigoríficos a avicultura, produzida nas regiões que cultivam milho, vem crescendo muito nos últimos anos. Além disso, o Estado também produz casulos de bicho-da-seda, mel e cera de abelha.

                  A indústria paranaense


A indústria paranaense vem crescendo de forma significativa em relação a outros Estados brasileiros. Isso se deve a um grande investimento no setor secundário e a investimentos também de capital estrangeiro. Muito diversificada, a indústria do Estado é voltada para a exportação de máquinas, equipamentos e caminhões, e abriga indústrias de papel, madeira, e principalmente as do polo automotivo, com várias montadoras instaladas.



Um comentário: